(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

A reserva financeira é um dos pilares mais importantes de uma pessoa que quer ter sucesso financeiro.

Mas existem diversos tipos de reserva que você precisa conhecer para ter uma vida financeiramente tranquila. Então vem com a gente para conhecer.

Se tem um mantra que gostamos de repetir é: faça uma reserva financeira. Ela é sua garantia diante de qualquer imprevisto e poderá te garantir uma aposentadoria no futuro.

Mas sabemos que não é tarefa tão simples. Ela requer disciplina, planejamento e objetivos bem definidos. E no Brasil, infelizmente, essa ainda é uma realidade distante e mais de 70% dos brasileiros terminaram 2021 endividados, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ou seja, se já é difícil para a grande maioria das pessoas não se endividar, imagina criar uma reserva financeira. Porém, temos uma boa notícia para você: é possível sim!

Existem alguns tipos de reserva financeira que são fundamentais para a saúde do seu planejamento. Sabe quais são?

Reserva de emergência

A primeira de todas é a reserva de emergência ou de segurança financeira. Se ocorre um imprevisto hoje, como um problema mecânico mais sério no carro, uma doença na família, ou mesmo um cano de água que estourasse na sua casa, você teria dinheiro para resolver rapidamente?

Não tem como fugir dessa. Todos estamos propensos a sofrer essas emergências no dia a dia. Mas nem todos têm uma reserva de emergência para esse tipo de coisa.

A reserva financeira de emergência, como o próprio nome diz, é criada para eventuais emergências, ou seja, eventos não previstos no seu orçamento. O ideal é que ela seja suficiente para cobrir seus gastos mensais por, pelo menos, um ano. Mas nem sempre o ideal é possível. 

Considere para essa reserva uma quantia que possa garantir o pagamento das suas despesas em dia até que o imprevisto seja resolvido. Para isso, estime o tempo que precisaria ter para resolver situações mais graves que fazem parte da vida, como perder seu emprego, uma doença ou até um acidente. Dessa forma, você não passa por necessidades, nem entra em um ciclo de dívidas.

E uma dica, se ainda não tem a reserva e vai demorar para conseguir completá-la, considere complementar sua proteção com seguros adequados para sua renda.

O ideal é que a reserva de emergência seja aplicada em investimentos de liquidez diária, garantindo que você poderá sacá-la no instante que precisar. Dessa forma, enquanto você não precisar usá-la, o dinheiro fica rendendo.

Entre os exemplos de investimentos para reserva de emergência estão: o Tesouro Selic, CDB, LCI e LCA com liquidez diária, Contas digitais remuneradas e Poupança.

Leia também: Como funciona uma consultoria financeira pessoal?

Reserva de Valor

Outro exemplo de reserva financeira é a de valor. Ela é diferente da reserva de emergência, já que seu objetivo é investir em bens e buscar ativos seguros. Estes, mesmo em período de crise como a vivida nessa pandemia, não se desvalorizam.

As reservas de valor são aquelas que possuem a capacidade de preservar seu poder de compra com o passar do tempo. E entre os exemplos, estão Ouro e Prata e Moedas fortes, como Euro e Dólar.

Esses investimentos são interessantes mas exigem um nível de conhecimento mais avançado. Caso esteja começando agora, vá com calma. É fundamental investir sempre naquilo que você conhece e de forma adequada ao seu perfil de investidor.

Reserva de Oportunidade

A reserva financeira de oportunidade é aquela que você tem guardada, esperando uma boa oportunidade. Pode ser a compra de boas ações em um momento-chave. Pode ser para o investimento em um imóvel com boa oferta se este for um objetivo de vida.

Em geral, o ideal é que você deixe essa reserva de oportunidade aplicada para que esteja rendendo ao menos os juros básicos enquanto não é utilizada. Porém, ela deve ser acessada rapidamente para que a oportunidade não seja desperdiçada. Dessa forma, segue o mesmo perfil da reserva de emergência que falamos anteriormente

Reserva de aposentadoria

Por último e a mais desafiadora de todas, a reserva de aposentadoria financeira. É a mais desafiadora por dois motivos principais: é a de mais longo prazo e a que requer, normalmente, o maior volume de dinheiro. 

Afinal de contas, uma hora todos nós vamos querer diminuir o ritmo de trabalho, desacelerar e curtir. Não é verdade? Mas para ter qualidade de vida lá na frente também é preciso começar agora e ter disciplina para se manter no foco.

Se você não é um investidor profissional e não quer ficar investindo todo o seu dinheiro por conta própria, o melhor investimento que você deve buscar para esta reserva é uma boa previdência privada.

Se depois quiser sofisticar mais seus investimentos, você sempre pode. Mas começa a investir para o longo prazo do jeito mais simples. A previdência privada é interessante porque você investe mas pode fazer a portabilidade do seu investimento de um fundo para outro e consegue investir de acordo com seu perfil sendo mais conservador ou mais arrojado.

Em qualquer outro investimento você, se você quiser mudar, precisa resgatar e reinvestir. Então é mais trabalhoso e tem mais custos e impostos. Sem contar que a previdência você pode investir de forma automática. O que aumenta as chances de sucesso da sua estratégia.

Mas atenção. Fuja das previdências de grandes bancos que te cobram taxas de administração muito elevadas. Se quiser entender melhor como funciona a previdência privada, temos uma playlist em nosso canal sobre esse tipo de investimento.

Apresentamos a você quatro tipos de reserva financeira, cada uma com suas funções e características. Mas para iniciar cada uma delas, como mencionamos lá no início, é necessário planejamento. Porque investir sem planejar, sabe lá aonde vai chegar.

Esperamos que esse conteúdo ajude você a entender sobre os tipos de reserva financeira! Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube.

Descubra mais sobre Laado Mais Seguro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading