(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

O dinheiro é uma necessidade fundamental, e diariamente estamos em busca dele. Porém, no caminho, é comum nos depararmos com termos como renda ativa e renda passiva. Mas você sabe o que eles significam de forma prática?

Precisamos de dinheiro para viver com qualidade. Isso significa, não só comprar comida, roupas, educação, saúde, como também para sustentar nosso estilo de vida. 

Porém, para termos dinheiro, precisamos ser ativos, colocar a dedicação e o trabalho em nossas tarefas. Mas também podemos receber dinheiro de forma passiva.

Mas então, qual a diferença entre renda ativa e renda passiva? É sobre isso que desvendamos abaixo no artigo. Confira agora mesmo.

A busca pelo dinheiro

Diariamente estamos envolvidos ativamente no processo constante de aumentar nossa renda por acreditarmos que o dinheiro em si é a solução dos nossos problemas. E para isso, muitas vezes colocamos outras coisas importantes, como nossas paixões, hobbies, famílias e amigos, no banco de trás do nosso carro da vida. 

Mas não são para bancar essas coisas que corremos atrás de mais dinheiro? Ou seja, para bancar nossas paixões, vamos em busca de dinheiro. E esse processo faz com que tenhamos que deixar um pouco de lado nossas paixões. 

Parece incoerente, mas a lógica é exatamente essa. Para que um dia seja possível ter dinheiro de forma passiva, precisamos trabalhar para ter renda ativa. E, por um bom tempo, é preciso usar parte dessa renda para comprar mais ativos do que passivos. 

Fazer os sacrifícios que são necessários e possíveis enquanto gozamos de saúde e força física nos permitem acumular ativos para alcançar a independência financeira e ter renda passiva no futuro. Isto é sinal de maturidade e inteligência financeira.

Todo esse trocadilho de ativo e passivo pode ainda estar confuso na sua cabeça, então vamos simplificar alguns conceitos: 

Renda Ativa

A renda ativa é o dinheiro que se recebe em troca da sua hora de trabalho ou da venda ou execução de um serviço. Isso inclui salários, gorjetas, comissões e receitas de projetos autônomos.  

Renda Passiva

Já a renda passiva é o dinheiro ganho com um investimento — ou trabalho concluído no passado — que requer pouco trabalho ativo hoje para gerar receita contínua. Podemos dizer que a renda passiva é gerada por ativos que você comprou no passado com seu trabalho.

Ativo vs Passivo

Apesar de academicamente a definição de ativo e passivo serem um pouco mais complexa, para simplificar a vida das pessoas podemos considerar uma definição muito simples e prática do livro “Pai rico, pai pobre”: ativo é algo que põe o dinheiro no seu bolso, e um passivo é algo que tira o dinheiro do seu bolso.

Como ter uma renda passiva? Use o dinheiro para ganhar mais dinheiro

Existem diversas formas de ganhar mais dinheiro com renda extra que te gera uma renda passiva. Principalmente com as possibilidades que vem surgindo com o avanço da tecnologia. Você pode monetizar suas habilidades e dar aulas on-line, consultorias, vender produtos na internet, criar e-books e muitas outras coisas.

Mas uma maneira inteligente de obter uma renda passiva é através do dinheiro. Ou seja, investindo uma parte da sua renda para formar uma reserva suficiente para sustentar seu custo de vida. Ter uma fonte de renda passiva pode mudar completamente as coisas para as pessoas porque te dá liberdade de escolha. 

Pense nisso — se você pudesse colocar algum trabalho inicial em um projeto que geraria renda nos próximos anos, você perderia essa oportunidade? Imaginamos que não!

Se você estiver inclinado a fazer os primeiros esforços, a renda passiva pode ser significativamente benéfica. Isso pode ajudar a sustentar seu estilo de vida e pode dar a você aquele dinheiro extra de que você precisa para comprar algo que sempre quis. 

Leia também::: O que é um planejamento financeiro mais seguro?

Mas não há atalhos

No entanto, saiba que a geração de uma renda passiva da riqueza existente não pode ser alcançada por meio de um atalho. Ela requer comprometimento e muito trabalho nos estágios iniciais, mas se você estiver disposto a fazer o esforço, pode acabar ganhando dinheiro enquanto dorme. E esse é o objetivo da renda passiva. 

Os juros ganhos em investimentos podem somar uma quantia significativa no longo prazo. Mas isso é um processo, que requer um pouco de conhecimento técnico e inteligência emocional. E lembre-se sempre: não há mágica nem atalhos.

“O dinheiro só acentua o padrão de fluxo de caixa que está na sua mente. Se seu padrão for gastar tudo o que ganha, o mais provável é que um aumento de dinheiro disponível apenas resulte em um aumento de despesa”, como dizem Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lecher, no livro “Pai rico, pai pobre”. 

Há inúmeras histórias — e lendas — de pessoas que ficaram milionárias investindo na Bolsa. Sim, a grande maioria são lendas. E sim, há muito mais pessoas que perderam dinheiro em investimentos arriscados, mas que suas histórias não são contadas.

Leia também::: Educação financeira: ganhar mais dinheiro é a chave para ficar rico de verdade?

Seja cauteloso sempre

Por isso, seja cauteloso com seus recursos. Obter renda passiva é o sonho de muitas pessoas, mas isso leva certo tempo, e só alcança quem começa. Mas ser cauteloso não significa que não deve arriscar. Porém, também é preciso investir em conhecimento e educação financeira. 

Todo investimento possui riscos envolvidos. E o maior risco é o desconhecimento de onde vai colocar seu dinheiro. Muitas pessoas querem comprar imóveis com o objetivo de investir e valorizá-lo. Mas esse é um resultado que nem sempre é possível controlar. Portanto, também possuem riscos que precisam ser considerados.

Ganhar dinheiro com a renda do aluguel pode ser uma maneira de criar uma renda mensal passiva. Embora investir em imóveis apresente seus próprios desafios, como encontrar um inquilino que possa pagar o aluguel exigido e manter o imóvel, ainda pode ser uma forte fonte de renda passiva e vale o esforço inicial. 

Outros investimentos possíveis mais simples de aprender e começar são os papéis como o Tesouro Selic, LCI, LCA, entre outros. São investimentos seguros, com um retorno melhor que a poupança, e que permitirão uma renda passiva. 

Em linhas gerais, nessas modalidades de investimentos você empresta seu dinheiro para o Governo, empresas do setor imobiliário, agrícola e bancos, por exemplo.

Em troca desse empréstimo você recebe um título com uma promessa de pagamento de juros após um determinado período. 

Essa rentabilidade você pode decidir se retira ou reinveste, gerando mais renda passiva. Este estilo de investimento dá aos investidores crescimento a longo prazo. 

Renda ativa e renda passiva caminham lado a lado

A esta altura do texto você já deve ter percebido que a renda ativa e passiva andam de mãos dadas. Uma não existe sem a outra. Enquanto a renda passiva leva anos para ser construída, uma renda ativa garante que você tenha um fluxo de renda consistente no presente. 

E é exatamente por isso que para ter um planejamento financeiro de fato mais seguro, você precisa incluir um componente a mais: as proteções financeiras. Pois, são elas que vão te ajudar a conservar seu dinheiro em cenários mais críticos que vão acontecer de tempos em tempos na nossa vida. 

Seja um acidente, uma doença mais séria, a verdade é que enquanto trabalhamos de forma ativa para investir até alcançar a renda passiva e se aposentar financeiramente ainda não temos todo o dinheiro que precisamos. E os seguros de vida são peças fundamentais para te dar a segurança que precisa para chegar lá.

Se aposente com a renda passiva

Trilhar esse caminho de forma consciente e realista precisa considerar a renda ativa, passiva e as proteções. Com um planejamento aliando esses pilares, é possível ter um futuro financeiro mais estável e tranquilo.

Ou seja, com um planejamento iniciado agora, é possível ter uma aposentadoria baseada em renda passiva, como fruto do seu trabalho ativo atual. Isso não significa que você terá que deixar de trabalhar. Mas não terá mais a obrigação de fazê-lo se não quiser. Porque seus ativos serão grandes o suficiente para te proporcionar qualidade de vida.


Esperamos que suas dúvidas sobre renda ativa e passiva tenham sido respondidas. E para seguir recebendo dicas e informações sobre investimentos, nos sigam nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e também no Youtube!

%d blogueiros gostam disto: