Perder a renda, não conseguir trabalhar por algum motivo, e não ter uma reserva de emergência segura é o maior pesadelo de um profissional liberal. Esse momento que estamos vivendo, com o Coronavírus, é um caso extremo para não nos deixar esquecer disso nunca mais.
Diferente de quem trabalha em uma empresa ou é funcionário público, você que é profissional liberal é uma espécie de máquina de produzir dinheiro com seu trabalho. Geralmente, quanto mais você trabalha, mais ganha. Porém, se você ficar impedido de trabalhar por algum motivo, o dinheiro para de entrar. Mas as despesas não param.
Na correria do dia a dia, muitas vezes, a gente acaba não cuidando bem da nossa máquina, ou seja, da nossa saúde física e financeira. Ficamos vulneráveis.
Portanto se você é médico, advogado, psicólogo, profissional de educação física, empreendedor ou exerce qualquer atividade de forma autônoma e depende do seu trabalho para gerar renda, esse post vai te ajudar a construir uma reserva de emergência mais segura em 5 passos simples.
Passo 1) Calcular qual o tamanho da reserva é necessário
Calcular qual a quantidade de dinheiro necessária para uma emergência é relativamente simples mas muito importante para um planejamento financeiro adequado.
Se você for um profissional liberal, o ideal é calcular um ano da sua renda ou, pelo menos, um ano das despesas. O importante é entender que essa reserva é o seu colete salva-vidas. Portanto, cuide bem dele.
Passo 2) Contratar proteções financeiras
Ter soluções de proteção financeira adequadas te ajuda a repor a perda da sua renda em situações mais graves como doenças, cirurgias, internações e acidentes.
Lembre-se que, enquanto você está na fase de construção de uma reserva, você ainda NÃO tem todo o dinheiro necessário para uma emergência.
Portanto se acontece alguma emergência mais séria com você no dia seguinte e você não tiver alguma proteção, pode ter sérios problemas financeiros.
Então é muito importante você ter proteções para os riscos mais graves, que podem impactar na sua capacidade de trabalhar e ganhar dinheiro.
Para isso, existem muitas seguradoras no Brasil que oferecem diferentes soluções de seguros de invalidez, de perda de renda temporária, de diagnóstico de doenças graves, cirurgia, internação hospitalar.
Mas é importante entender o seu contexto de vida específico para entender qual delas é mais adequada para a sua necessidade específica.
Passo 3) Calcular quanto investir e por quanto tempo
Ter noção do objetivo, do tempo e do esforço necessário, vai te ajudar a calcular quanto você precisa e pode investir mensalmente e quanto tempo será necessário até alcançar a reserva de dinheiro que você precisa para se proteger nas crises e emergências.
Por isso é importante calcular quanto você pode investir mensalmente para começar a construção da sua reserva de emergência. Em função da sua capacidade de investimento, você consegue estimar o tempo que você vai levar para alcançar esta reserva.
Isso, certamente vai te ajudar a manter seu planejamento financeiro organizado e coerente com seus objetivos de vida. Além disso, você evita que as surpresas desagradáveis que podem acontecer te levem para um buraco financeiro ou perca tudo o que já conquistou até agora.
Passo 4) Automatizar seu investimento na formação desta reserva
Assim você criar o hábito de investir em você antes de qualquer outra despesa e garante a sua proteção. É o seu “débito automático” para você mesmo! Isso facilita sua vida e a formação da sua própria reserva.
Passo 5) Tenha disciplina
A reserva de emergência é para situações não planejadas. Sempre que precisar usar parte do dinheiro da reserva, use e reponha, em primeiro lugar, assim que possível. Ele não deve ser considerado na hora de comprar alguma coisa, por exemplo. É para emergência.
E uma informação muito importante, depois que alcançar o valor necessário para sua reserva financeira, você também deve rever as proteções que você contratou para te auxiliar nessa jornada.
Com esses 5 passos você, certamente, terá uma reserva de emergência e um planejamento financeiro mais seguro. Até nos momentos mais difíceis. E estará seguro para dar mais um passo rumo aos seus objetivos de vida com tranquilidade financeira!
E se tiver alguma dúvida sobre como ter uma reserva de emergência de fato segura e como escolher a proteção financeira mais adequada para o seu caso, escreve aqui pra gente que teremos um enorme prazer em te ajudar.