Aprender a investir não é algo que fazemos da noite para o dia. Requer muito estudo e dedicação, para que o investimento se torne motivo de alegria, e não de frustração.
Infelizmente, o sistema educacional brasileiro ainda trata a educação financeira como algo não prioritário, e o que se vê são apenas leves pinceladas sobre o tema na grande maioria das escolas.
O resultado são pessoas que chegaram à vida adulta sem ter qualquer noção sobre planejamento financeiro, quem dirá então sobre investimentos.
Na medida em que envelhecer, você descobrirá que saber os princípios básicos de investimento será fundamental para sua saúde financeira futura.
Mas, sem ter alguém em sua vida (por exemplo, um pai, mãe ou outro membro da família) que saiba investir, você está basicamente por conta própria.
O problema que a maioria das pessoas tem é que aprender a investir pode ser intimidador. Existem muitos termos, estratégias e números sofisticados que podem preocupá-lo, fazendo com que você perca dinheiro.
No entanto, você pode aprender a investir sozinho e não será tão desafiador quanto você pode imaginar. No artigo abaixo explicamos um pouco mais sobre o que estudar. Confira!
Compre e leia livros sobre investimentos
Um dos melhores primeiros passos que você pode dar para aprender a investir é comprar e ler livros sobre investimentos.
Cada livro e autor darão a você insights e visões diferentes sobre o mercado financeiro e de ações e como melhor colocar seu dinheiro para trabalhar.
O desafio para você pode ser: quais livros valem o seu tempo e vão te ensinar as maneiras certas de investir?
Afinal, existem milhares de livros sobre finanças pessoais, investimentos e mercado de ações. Mas não se preocupe, pois você não precisa ler todos os livros sobre investimentos do mundo!
Os que indicamos para você que está começando são:
- Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki
- O Homem mais rico da Babilônia, George S. Clason
- Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker
- Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi
- Investimentos Inteligentes, de Gustavo Cerbasi
- A psicologia do dinheiro, Dan Ariely
- A psicologia financeira, Morgan Housel
- Do mil ao milhão, Thiago Nigro
- Finanças para autônomos, Eduardo Amuri
- Nudge, como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade, de Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein
Mas se quiser aprofundar um pouco mais, vai gostar desses livros também:
- Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman
- O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham
- O investidor de bom senso, John C. Bogle
- Investindo em ações no longo prazo, Jeremy J. Siegel
Aprenda a terminologia de investimento
Um dos aspectos mais confusos de aprender como investir pode ser toda a terminologia. Sites, livros, consultores financeiros e personalidades falam um monte de palavras bonitas.
Mercado em alta? Abertura? Ações? After Market? Fundos de índice? BDI? Média do custo? O que tudo isso significa?
Antes de você ter um ataque de ansiedade e parar de aprender por causa da frustração, dê um passo para trás. Existem muitos termos de investimento, mas muitos dos conceitos iniciais são bastante fáceis de entender e suficientes para começar.
Destaque palavras e definições nos livros que você comprou e volte a eles. Releia os termos que você pode não entender e faça mais pesquisas online, se necessário.
E quanto mais você lê esses termos nos livros, mais natural se torna entender e lembrar o que eles significam.
Leia também::: Educação financeira: o primeiro passo para a liberdade
Siga e leia sites de finanças pessoais
Ao começar seu aprendizado sobre investimentos, você inevitavelmente chegará em vários sites e blogs financeiros. Existem centenas deles online, ainda mais do que você jamais imaginou.
Nós mesmos produzimos bastante conteúdo sobre investimentos aqui para o nosso blog, ou então que compartilhamos no nosso canal do Youtube e em nossas redes sociais.
Também há muitas publicações importantes na mídia sobre investimentos que valem a pena marcar como favoritos.
Além de ler livros, essa é uma tática popular para quem deseja aprender a investir, e também para aprender o máximo possível com vários especialistas financeiros.
Aprenda com os simuladores de ações
Outra ótima maneira de aprender a investir é com simuladores de ações. Se você planeja investir em ações individuais, poderá aprender um pouco com os simuladores de ações.
Um simulador de ações é uma ferramenta de investimento que simula os movimentos do mercado de ações, mas sem arriscar nenhum dinheiro real.
Pense nisso como se estivesse usando dinheiro de mentira ou “negociação de papel” e você pode testar seus conhecimentos e estratégias de investimento.
Você descobrirá que pode aprimorar suas habilidades, obter uma melhor compreensão de como as ações se movem e ainda não está colocando nenhum de seu capital em risco. Muitas corretoras e sites oferecem uma plataforma de simulação que você pode acessar.
Comece a investir com pouco dinheiro
A melhor forma de aprender também é iniciando os investimentos. E você pode começar com valores menores. Afinal, aprender fazendo será a chave para aumentar seu conhecimento de investimento.
Há diversos tipos de investimento com baixo valor a ser aplicado, a partir de R$ 10,00, R$ 100,00, que permite que você possa aos poucos ir aprendendo sobre o mercado, ampliando seu conhecimento. E com o passar do tempo e com mais confiança, vai ampliando aquilo que investe e sofisticando sua carteira de investimentos.
Leia também::: 4 tipos de riscos financeiros e como evitá-los
Coisas a considerar antes de investir
Antes de realmente investir grandes quantias de dinheiro, você deve aprender o básico para investir. Essa é a melhor forma para não perder dinheiro e ter a melhor rentabilidade.
Ao mesmo tempo, você deve trabalhar na gestão geral do dinheiro e na situação financeira atual. Por exemplo, antes de iniciar os investimentos, crie uma reserva financeira, quite dívidas e equilibre seu orçamento.
Portanto, ter um planejamento financeiro permite que você consiga equilibrar aquilo que ganha e gasta, e ainda tem sobra de recursos para emergências e investimentos. Além disso, com o tempo, você vai conseguindo ampliar sua margem para investir até chegar ao ponto que poderá atingir um bom valor.
Mas como mencionamos lá no início, tudo é um processo, que requer tempo, conhecimento e disciplina. Não queime etapas e não saia investindo tudo o que tem sem conhecimento. Os resultados podem ser terríveis.
Esperamos que tenham gostado do artigo sobre o que estudar para aprender a investir, e para mais dicas e muita informação, siga também nosso canal no Youtube!