(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

Seu score de crédito pode afetar muito suas finanças. Ter uma pontuação baixa pode significar que você não conseguiu um empréstimo ou financiamento, ou então ter taxas de juros mais altas. 

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica que aumente sua pontuação de crédito da noite para o dia. Mas existem algumas maneiras de melhorar seu crédito ao longo do tempo se você gerencia bem suas finanças.

Aliás, uma das melhores formas de elevar seu score é evitar o endividamento ou atraso de contas. Tudo isso é analisado e pode impactar diretamente na sua pontuação.

Para explicar de forma mais detalhada o que esse tal de score de crédito, e como aumentá-lo sem se endividar, confira o artigo que compartilhamos abaixo com algumas dicas.

O que é o score de crédito?

Ele é uma classificação de seus créditos que ajuda bancos, cooperativas e financeiras a estimar qual seria sua situação econômica particular. Ou seja, é um placar que informa o quão tão bom pagador você é.

Esses dados são fornecidos pelas agências de crédito reconhecidas, como Serasa, SPC e Boa Vista, por exemplo. Elas se reportam às entidades financeiras, repassando informações sobre suas atividades financeiras, empréstimos, pagamentos e atrasos.

Eles também fornecem visibilidade de quão responsável você é em termos de suas despesas e controle de pagamentos, dados fundamentais para a aprovação de seus pedidos de empréstimo, por exemplo.

A pontuação vai de zero a 1.000 pontos e representa as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses:

  • até 300 pontos há alto risco de inadimplência
  • médio risco entre 300 e 700 e baixo
  • risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos

Quem tem mais dívidas também terá uma nota menor do que quem paga as contas em dia. É também com base nesse Score que o custo de crédito tende a variar de pessoa para pessoa.

Leia também::: Quanto é preciso juntar para viver de renda?

Como aumentar seu score de crédito?

Como vimos, um score de crédito mais alto pode facilitar a obtenção de um empréstimo maior, ou com taxas de juros mais favoráveis. Mas como você pode melhorar sua pontuação de crédito? Aqui estão 4 dicas:

1. Pague suas contas em dia

Seu histórico de pagamentos compõe a maior parte da sua pontuação de crédito. Mesmo pequenos descuidos podem diminuir muito seu score. Pagamentos atrasados ​​ou ignorados permanecem em seu relatório de crédito e podem afetar sua pontuação de crédito por até 7 anos.

Para aumentar seu score, sempre faça pelo menos o pagamento mínimo na data de vencimento ou antes dela. Você pode definir lembretes de pagamento e pagamentos automáticos em suas contas para nunca perder uma data de vencimento acidentalmente. 

Apenas certifique-se de manter dinheiro suficiente em suas contas para pagar suas contas. Verifique seus relatórios de crédito pelo menos uma vez por ano e verifique se as informações estão corretas.

2. Mantenha seus empréstimos baixos

O empréstimo deve ser usado apenas quando realmente for importante. E para manter sua pontuação alta, sem ficar endividado, fique atento a quanto do seu crédito disponível você usa. 

Isso é conhecido como sua taxa de uso de crédito. Se sua taxa for alta, o que significa que você está perto do seu limite máximo de crédito, os credores provavelmente pensarão que você vai deixar de pagar a dívida.

3. Não feche contas antigas

Seu score de crédito leva em consideração a duração do seu histórico de crédito, bem como há quanto tempo você tem suas várias contas. 

Em geral, um histórico de crédito mais longo significa uma pontuação mais alta. Se você fechar contas bancárias antigas, estará diminuindo a idade média de suas contas. 

A última vez que você usou seus cartões também é levada em consideração. Além disso, pense duas vezes antes de abrir novas contas, pois elas diminuem a idade média da sua conta.

4. Pense antes de solicitar um novo crédito

Obter um novo cartão de crédito pode beneficiar e prejudicar seu score de crédito, por isso é importante ter uma estratégia. Pessoas que solicitam vários cartões de crédito em um curto período de tempo apresentam um risco de crédito maior do que aquelas que não pedem. 

Logo, quando você solicita um novo cartão de crédito, sua pontuação de crédito pode cair no início, pois seu credor analisa seu relatório de crédito (conhecido como consulta de crédito de impacto) e a idade média de sua conta é menor.

Além disso, se você tiver pouco histórico de crédito, um novo cartão pode ajudar a melhorar sua pontuação, desde que você pague em dia e não assuma muitas dívidas.

Monitore seu relatório de crédito

Em outras palavras, solicitar ou acessar seu score de crédito é uma ótima maneira de ficar de olho em sua pontuação. Revisar seu histórico de crédito também lhe dá a oportunidade de identificar quaisquer erros que possam estar afetando sua pontuação.

É uma boa ideia verificar seu score de crédito pelo menos uma vez por ano ou antes de solicitar um novo empréstimo ou financiamento. E se você encontrar um erro, notifique as três agências de crédito.

Manter um crédito bom ou excelente oferece mais opções ao solicitar um empréstimo, permitindo ter uma margem maior, ou então acessar juros mais baixos, o que lhe garantirá melhor retorno financeiro no futuro.

Assista também::: Como usar o pacto de Ulisses para atingir seus objetivos financeiros?

Tenha um planejamento financeiro

Como viu, um score de crédito é muito bom para suas finanças. Mas sabe o que é melhor ainda? Não depender de empréstimos ou financiamentos. Afinal, por melhor que sejam os juros, você ainda estará pagando um valor maior do que emprestou.

Para isso, procure organizar suas finanças, criar uma reserva financeira e, com o tempo, terá melhor poder de compra, sem precisar recorrer a empréstimos ou financiamentos para realizar seus sonhos.

O primeiro passo para isso é ter um planejamento financeiro completo, mostrando sua situação atual, seus ganhos e despesas. Mais que isso, saber o que é possível cortar, e o que fazer para aumentar seus ganhos.

Com o tempo, você vai criando uma reserva que poderá se tornar um importante ativo financeiro para sua vida que, bem aplicado, pode lhe render juros e uma fonte passiva de dinheiro.

Esperamos por fim que tenha compreendido o que é score de crédito, e o que fazer para aumentá-lo. E para ter um planejamento financeiro como guia na sua vida, clique no botão abaixo e conheça nossa consultoria Laado Mais Seguro!

https://conteudo.laado.com.br/consultoria

%d