Você sabe realmente fazer escolhas que precisa para ter a vida que você quer? Todos os dias temos que fazer escolhas, das mais simples às mais complexas. Tudo na nossa vida é resultado de nossas escolhas. Só que a maioria das vezes, não paramos para pensar sobre isso.
Dia desses, assistindo a um vídeo do TEDx, a Aline Jaeger disse uma frase muito correta e importante:
“Escolher significa abrir mão de alguma coisa em prol de outra. E escolher está diretamente ligado à responsabilidade. Quando eu escolho, eu me torno responsável pela minha escolha e aí é que é difícil. Pois é muito mais fácil quando o outro escolhe pela gente e assumimos uma posição de vítima: eu não tive escolha.”
Aline Jarger
Na nossa vida, lidamos todos os dias com TEMPO e DINHEIRO, que são recursos finitos e limitados. E que, portanto, precisam ser VALORIZADOS. Então, se não fizermos escolhas, não conseguiremos administrar bem nosso tempo e, muito menos, nosso dinheiro.
Investir ou não na sua própria independência e segurança financeira é uma escolha sua. Afinal, situações às quais todos nós estamos sujeitos: viver muito, que é o que todos nós desejamos; viver pouco; ou ter algum problema neste caminho que te deixe incapacitado para o trabalho, temporária ou permanentemente.
Para todas essas possibilidades existe uma forma de se prevenir e se planejar. Você pode escolher não fazer nada. Ou você pode ter um “plano B” para sua vida. Não existe certo ou errado. O importante é fazer escolhas conscientes!
- Como planejar os custos da sua festa de formatura?
- O que é score de crédito e como aumentá-lo sem ficar endividado?
- Existe momento certo para fazer um seguro de vida?
- 4 tipos de reserva financeira para seu planejamento
- Dá para começar uma reserva de emergência com qualquer valor?