(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

Quando se trata de melhorar suas finanças pessoais, sua mentalidade financeira é uma peça fundamental. Seus objetivos podem girar em torno de se tornar livre de dívidas, economizar dinheiro, investir, chegar a 7 dígitos na economia, mas sem a mentalidade certa, dificilmente atingirá seus objetivos.

Nem sempre é fácil manter sua mente sob controle enquanto você assume a tarefa de longo prazo de construir uma estabilidade. Às vezes atingir esses objetivos podem ser difíceis, vão requerer um pouco de sacrifício e muita força de vontade. Mas só isso não basta.

Nesse sentido, saber moldar os pensamentos em torno dos seus objetivos pode ser o primeiro passo. Mas como fazer isso? Confira o artigo e descubra!

Como criar a mentalidade financeira?

Melhorar sua mentalidade financeira não é uma coisa única e pronta. Nem um objetivo que se alcança e está resolvido. É algo para a vida toda. Assim como com os músculos do corpo, você tem que trabalhar para mantê-lo continuamente, caso contrário, eles voltarão à fase inicial.

Sem a mentalidade certa em relação ao seu bem-estar financeiro, nenhuma quantidade de planejamento ou execução pode melhorar sua situação financeira atual.

Ter uma mentalidade pessimista em relação a dinheiro, gestão e planejamento financeiro pode levar a uma vida financeira ruim. Ter uma mentalidade mais otimista, entretanto, não significa necessariamente que coisas boas acontecerão da noite para o dia. Ao contrário, significa apenas que você terá mais chances de realizar as ações necessárias para conseguir o que deseja.

Do que você está disposto a desistir agora para conseguir o que deseja no futuro? Você está disposto a abrir mão de um final de semana com os amigos, para fazer um trabalho extra? Manter uma mentalidade financeira otimista leva a comportamentos produtivos e a uma relação positiva com seu dinheiro.

Novamente, usando o exemplo dos músculos: a cada ano, quantas pessoas não iniciam nas academias em janeiro em busca de saúde ou um corpo mais definido. E algumas semanas ou meses depois, quantos ainda estão em busca daquele objetivo? Uma minoria, pois perceberam que não é fácil, requer trabalho, foco e disciplina.

E assim também é mentalidade financeira. Ela requer persistência, foco no objetivo, e disciplina para atingi-los. Mas quando falamos em finanças, esses objetivos estão ainda mais distantes.

Leia também::: Quero viver de renda, mas por onde começo?

Dicas para atingir seus objetivos

Então, para ajudá-lo a melhorar sua mentalidade financeira, aqui estão algumas dicas para tornar seus objetivos mais fáceis à medida que você avança em sua jornada para construir uma vida tranquila financeira no futuro.

1. Decida ter sucesso financeiro

Chegar a um padrão de vida confortável realmente começa muito antes de você abrir uma conta de investimento ou fazer o primeiro depósito em sua conta poupança. Começa com uma decisão simples, que por si só é muito profunda. 

É decidir que você vai melhorar sua vida financeira e isso, por sua vez, significa decidir se comprometer com a jornada e confiar no processo.

Decidir que você vai ter uma vida estável (com plena convicção) é um impulso incrível para sua mentalidade. Isso ocorre porque, com essa decisão, você está dizendo a si mesmo que pode fazer isso. 

2. Determine os valores de sua vida

Depois de decidir que vai ter sua estabilidade financeira, você precisa determinar o motivo pelo qual deseja esse sucesso financeiro. E o que é sucesso financeiro para você? Não existem regras.

E isso significa determinar o porquê. Seu porquê leva a um profundo senso de propósito e o ajuda a desenvolver a motivação de que precisa. Não é um propósito filosófico. É simplesmente ter a dimensão o mais clara possível das razões que te levaram a uma decisão. 

Na verdade, ter um motivo pode melhorar diretamente os fatores de sua vida que estão relacionados à felicidade geral.

Então, por que você quer pagar sua dívida, economizar dinheiro, se tornar financeiramente bem-sucedido, financeiramente independente, etc?

Saber qual é o seu motivo será o seu maior motivador, especialmente nos dias em que as coisas não estão indo exatamente como você planejou. E frequentemente as coisas não saem exatamente como o planejado. Mas ter essas questões anotadas no papel servem de bússola para te ajudar a voltar para seu foco.

3. Concentre-se no que realmente importa para você

Quando se trata de construir riqueza e trabalhar em sua mentalidade de dinheiro, você tem que ir com o que funciona para você e é importante não se prender a padrões que são definidos pelo mundo. 

E você também deve evitar comparação com outras pessoas. Esse é um ladrão de alegria. É a maior dificuldade no mundo de hoje. Somos bombardeados de estímulos para nos fazer desejar coisas que não precisamos de fato. Porque elas não nos aproximam dos nossos objetivos. Nesse sentido, voltamos aos motivos citados anteriormente.

Você pode querer se aposentar jovem. Ter R$ 500.000 pode ser sua definição de independência financeira ou talvez seja R$ 1 milhão. Ou seu objetivo financeiro pode ser apenas ter dinheiro suficiente para viajar pelo mundo todo. Ou ter uma vida tranquila, confortável, com as contas pagas e sossego.

Quaisquer que sejam seus objetivos, concentre-se em seus próprios padrões e no que o dinheiro significa para você em relação ao que deseja em sua vida.

4. Fique confortável com seus medos

A ansiedade e o medo são subprodutos naturais de quando você deseja realizar algo grande para você. Existe o medo do desconhecido, o medo da mudança, o medo do fracasso, do julgamento.

E, em muitos casos, o medo pode fazer com que você pare de repente e pode se tornar realmente opressor. 

Especialmente quando você começa a inventar coisas em sua cabeça sobre todos os “e se” e “o que não” em torno do que pode acontecer (que na maioria das vezes, nunca acontece).

O problema com o medo é que ele te dá duas opções. A primeira é deixar você paralisado. A segunda, e melhor escolha, é abraçar o medo como parte da jornada, deixá-lo vir junto, mas deixá-lo saber que não pode impedi-lo.

Além disso, uma ótima maneira de superar o medo é lembrar-se do seu “porquê” e olhar para trás, para todas as conquistas que você teve até agora e para os medos que superou para chegar lá. 

Para cada medo que você tem, provavelmente há uma ação (mesmo que pequena) que você pode realizar para lidar com ele. 

Lembre-se constantemente, não importa o quão aterrorizante possa ser, que você pode fazer isso e se concentrar em dar pequenos passos todos os dias antes que perceba, você terá feito um grande progresso.

5. Expresse gratidão

Expressar gratidão é uma boa maneira de ajustar o que você foca. Infelizmente se banalizou o uso dessa palavra. Mas quando você é realmente grato, você se concentra mais nas coisas que tem e pelas quais aprecia, bem como em todas as coisas boas que lhe aconteceram. De forma genuína.

A gratidão também leva ao contentamento em sua vida, o que é fundamental para a construção de riqueza, porque quando você está satisfeito com o que tem, fica menos compelido a gastar, gastar, gastar, a fim de obter sensação momentânea de satisfação material.

As afirmações são outra maneira realmente incrível de ajustar sua mentalidade financeira. Isso acontece porque elas o ajudam a se colocar em um estado de espírito em que você frequentemente afirma o que acredita ser verdade e o que deseja que se torne realidade. Isso, por sua vez, o mantém focado nas coisas que você quer e não nas coisas que você não quer.

Leia também::: Principais tipos de reserva financeira que você precisa conhecer

Vá à luta!

Ter a mentalidade financeira pode fazer toda a diferença quando se trata de alcançar seus objetivos de vida. No entanto, isso exigirá foco e disciplina constantes de fazer o que está ao seu alcance. Não existe garantias absolutas da vida. Afinal nem tudo podemos controlar.

Mas a forma como nos colocamos diante das coisas que acontecem e o que está em nossas mãos nos coloca de forma mais ativa na vida. A vida é nossa. Portanto, de uma forma geral, podemos definir as intenções que consideramos certas e manter os objetivos em mente. Você é mais do que capaz de ajustar e melhorar sua mentalidade de dinheiro e as gratificações valerão a pena.

Esperamos que o artigo sobre mentalidade financeira tenha lhe ajudado a enxergar seus objetivos com uma nova perspectiva. E para seguir recebendo dicas e muitas informações para sua jornada rumo ao sucesso financeiro, assine nossa newsletter. É só clicar no botão abaixo!

%d blogueiros gostam disto: