(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

No Brasil, o tema Educação Financeira ainda não leva a importância que deveria. E o resultado é desastroso: 63 milhões de brasileiros são inadimplentes.

Os motivos para isso são variados — pode ser resultado da crise do coronavírus, uma dificuldade momentânea, ou mesmo a dificuldade em lidar com o dinheiro.

Porém, por meio da educação financeira, isso poderia ser evitado, com a criação de uma reserva de emergência, um planejamento financeiro, e a criação de mecanismos de proteção da renda, como seguros em caso de desemprego.

Um bom senso de educação financeira inclui educação em todas as diferentes maneiras como o dinheiro atua em nossas vidas. 

Isso inclui questões pessoais de administração de dinheiro, como orçamento, investimento e economia. 

Essas habilidades financeiras pessoais são extremamente importantes para tomar decisões mais assertivas com seu dinheiro em todas as áreas da vida. 

No artigo abaixo, separamos algumas informações que podem lhe ser úteis para ampliar seu conhecimento educação financeira, e assim poder dar seu primeiro passo rumo à liberdade!

Vamos conferir?

A importância da educação financeira

A educação financeira é importante porque nos equipa com o conhecimento e as habilidades de que precisamos para administrar o dinheiro de maneira eficaz. 

É uma coisa que afetará quase todos os aspectos de sua vida, mas muitas pessoas não têm o conhecimento que deveriam e mesmo aqueles que têm muitas vezes não o compartilham com seus filhos. 

A educação financeira é a capacidade de fazer julgamentos e tomar decisões eficazes sobre o uso e a gestão do dinheiro. Os pilares da educação financeira incluem:

Orçamento 

Criar um orçamento e viver dentro de suas possibilidades é um dos aspectos mais básicos de se manter o controle de suas finanças. Orçar é planejar como os recursos mensais de uma pessoa são alocados. 

Um orçamento eficaz promove a prestação de contas e aumenta a consciência dos padrões de gastos, minimizando assim as despesas excessivas ou desnecessárias.

Poupança 

Poupar é um dos aspectos mais importantes para manter uma situação financeira saudável. A maioria dos objetivos elevados que os brasileiros têm na vida envolvem grandes compras financeiras. 

Comprar uma casa, ter uma família e viajar são apenas alguns exemplos de objetivos comuns na vida, mas realizar essas coisas é muito mais difícil sem economizar.

Investir 

Investir com sucesso requer aprender como fazer seus recursos trabalharem para que você alcance seus objetivos financeiros. Para investir de forma eficaz, você deve compreender as formas de investir (por exemplo, ações, títulos), o risco/recompensa inerente e a importância da diversificação.

Noções básicas sobre crédito e gerenciamento de dívidas 

Sua pontuação de crédito é sua sombra financeira. Ele o segue por toda a vida como um cachorrinho e pode assombrá-lo ou ajudá-lo, dependendo de sua história. 

O gerenciamento eficaz da dívida é tão crucial para estabelecer um bom score de crédito quanto compreender a diferença entre a dívida boa e a inadimplente.

Pagamento de contas 

Embora pareça rudimentar, é importante ter uma rotina estabelecida para pagar suas contas e pagá-las em dia.

O ideal é que os princípios financeiros sejam modelados em casa, aprendidos na sala de aula e praticados ao longo da vida. Mas sabemos que nem sempre é assim!

Embora a educação financeira seja essencial para todos nós, são raras as escolas que ensinam isso hoje em sala de aula. 

Leia também::: Investir em conhecimento: a base para crescer com consistência

Como começar?

A educação financeira não é algo que acontece da noite para o dia. Tudo começa despertando interesse. 

Ou seja, a aprendizagem ao longo da vida, construindo sobre uma base e a expandindo são fundamentais para melhorar nossa educação financeira em geral. 

Além disso, aqui no nosso site, e mesmo em nosso canal no Youtube e nas redes sociais, sempre compartilhamos um conteúdo bastante rico no que diz respeito à educação financeira.

Fazemos isso porque entendemos que a educação financeira é de fundamental importância para todas as pessoas, e também o primeiro passo para sua liberdade.

Além disso, no mundo de hoje existem muitas maneiras de melhorar sua educação financeira, pode ser por meio de livros e audiolivros, podcasts, sites, blogs e vídeos. 

E se você aprender melhor pessoalmente, poderá participar de workshops virtuais ou trabalhar com um consultor financeiro. 

Uma forma de abordar sua educação financeira é desafiar-se a atingir certas metas a cada semana ou mês. 

Em outras palavras, você pode se inscrever em um blog financeiro e se desafiar a ler pelo menos um artigo por semana. Ou comprometa-se a ler um livro financeiro a cada três ou quatro meses. 

É mais fácil construir conhecimento quando você define uma meta. Portanto, pare um momento agora para considerar qual meta você pode definir para melhorar sua educação financeira até o final do ano. 

Não precisa ser monumental. Pequenos passos ainda são passos!

Leia também::: O que o livro “Pai Rico, Pai Pobre” nos ensinou sobre independência financeira?

O poder da educação financeira

Em última análise, o melhor resultado de seu compromisso com a educação financeira será o aumento da confiança em você mesmo. 

Mas quando você tiver o conhecimento de que precisa para tomar decisões informadas, poderá confiar que poderá evitar endividar-se ou investir com muito risco. 

A partir daí, você pode criar e buscar metas financeiras que mais apoiarão sua visão de uma vida feliz.

E como meta para ampliar sua educação financeira, que tal se inscrever em nossa newsletter e receber no seu e-mail e receber semanalmente nosso conteúdo? Para isso, é só clicar no botão abaixo!

%d blogueiros gostam disto: