(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

 

 

A educação financeira é uma necessidade fundamental para atingir os objetivos de vida de uma pessoa. É ela que fornecerá as informações necessárias para a tomada de decisões.

 

É por meio de uma educação financeira básica que elaboramos um planejamento financeiro, que atuará como um guia ao longo da jornada da vida. 

 

Basicamente, ele ajuda você a controlar suas receitas, despesas e investimentos, de forma que possa administrar seu dinheiro e atingir seus objetivos.

 

Se você olhar mais de perto os exemplos acima, verá que há um fator que conecta todos eles: dinheiro. 

 

Você precisa ter uma quantidade adequada de dinheiro para cumprir seus objetivos e desejos. Mais importante, você precisa ter dinheiro na hora certa.

 

E o caminho para isso está diretamente ligado à educação financeira, que será sua principal ferramenta para tomar as decisões corretas em torno do seu sonho.

 

No artigo abaixo explicamos melhor sobre a importância da educação financeira para sua vida. Vamos conferir?

 

A importância da educação financeira

A educação financeira e a capacitação são essenciais para a realização de sonhos, como ter uma casa própria, conseguir um emprego melhor ou obter educação universitária de qualidade para nossos filhos. 

 

É por meio da educação financeira que aprendemos a gerenciar nossos recursos e aplicá-los com maior sabedoria.

 

Aliás, o aumento no preço dos itens do dia a dia significa que, se você deseja manter ou aumentar seu padrão de vida atual no futuro, precisa criar um planejamento financeiro bem estruturado. 

 

Você pode querer comprar um carro melhor ou uma casa nova no futuro. Pode também querer fazer a viagem dos seus sonhos, dar uma boa educação aos filhos, ou então ter uma aposentadoria tranquila. 

 

Tudo isso requer dinheiro e apenas destaca a importância da criação de riqueza. É possível atingir esses objetivos investindo cuidadosamente seu dinheiro nos caminhos certos. 

 

Mas para saber quais são e como também elaborar um bom planejamento financeiro, entra em cena novamente a educação financeira. É ela que vai lhe ajudar a tomar as melhores decisões em relação ao seu dinheiro.

 

A educação financeira no dia-a-dia

A alfabetização financeira é a confluência de conhecimentos financeiros, de crédito e de gestão de dívidas, de riscos e de investimentos, necessários para tomar decisões financeiramente responsáveis. 

 

A educação financeira inclui a compreensão de como funciona uma conta-corrente, o que realmente significa usar um cartão de crédito e como evitar dívidas. 

 

Em suma, a alfabetização financeira tem um impacto material nas famílias, que tentam equilibrar seu orçamento, evitando gastar mais do que recebem, e investir parte dos seus recursos para uma maior tranquilidade futura.

 

O nível de educação financeira pode variar com os níveis de educação e renda, mas as evidências mostram que os consumidores com alto grau de escolaridade e alta renda podem ser tão ignorantes sobre questões financeiras quanto os consumidores com menos educação e renda mais baixa (embora, em geral, os últimos tendem ser menos alfabetizado financeiramente). 

 

E as pessoas percebem a tomada de decisões financeiras e a educação como algo difícil de ser assimilada. 

 

Leia também::: A importância do autoconhecimento financeiro

 

A importância da educação para o planejamento financeiro

A educação financeira é essencial também para se criar um planejamento financeiro. É por meio dele que você alcançará seus objetivos e realizará seus sonhos.

 

Por exemplo, ela poderá lhe ajudar a compreender os impactos da inflação sobre seus ganhos, e procurar aplicações que sejam mais interessantes e seguras para manter o poder de compra do seu dinheiro.

 

E embora seja bom esperar o melhor, é necessário planejar o pior. Uma perda repentina de emprego ou uma emergência médica inesperada podem abalar consideravelmente suas finanças. 

 

É por isso que você precisa de uma reserva de emergência para lidar com essas questões. Inclusive, o recomendado é manter um valor igual a 6 a 12 meses de salário como um fundo de contingência. 

 

Isso pode ser investido em alguma aplicação de alta liquidez para que você possa acessar o dinheiro rapidamente em caso de emergência.

 

A educação — e o planejamento financeiro — também são importantes para o seu futuro. Afinal, novos medicamentos e avanços mais significativos no campo médico significam que as pessoas agora estão vivendo uma vida mais longa de aposentados. 

 

Isso é, sem dúvida, uma coisa boa. Você pode aproveitar mais tempo com sua família, explorar suas paixões e sonhos e viajar pelo mundo. 

 

Mas há uma questão crucial que você precisa considerar: como posso financiar todas essas despesas? Ou seja, você precisa ter uma quantia adequada de dinheiro para garantir que você aproveite ao máximo sua vida de aposentado. Isso é possível por ter um planejamento financeiro que forneça uma renda regular após a aposentadoria.

 

Igualmente, saber como construir este fundo está diretamente ligado à educação financeira, com você tendo a percepção correta de quanto precisa economizar hoje para poder atingir seus sonhos no futuro.

 

Assista também::: Educação financeira: o primeiro passo para sua independência 

 

Planeje seu futuro

Benjamin Franklin disse: “Se você não planejar, está planejando falhar”

 

Você pode ter vários objetivos financeiros diferentes que deseja alcançar, mas para alcançá-los no momento certo da vida, você precisa ter um planejamento financeiro em vigor desde muito jovem.

 

E para isso, a educação financeira é peça-chave no processo. E ela que lhe dará a percepção correta sobre qual tratamento deverá dar ao dinheiro.

 

Aliás, aqui em nosso blog já escrevemos sobre como você pode ampliar sua educação financeira, e também temos vários vídeos em nosso canal do Youtube que podem lhe ajudar no processo de ampliar seu conhecimento.

 

Ou seja, para ter uma melhor educação financeira, basta que você tenha força de vontade e determinação de buscar tais informações.

 

E caso queira ainda receber informações valiosas sobre educação financeira e investimentos diretamente no seu email, basta clicar no botão abaixo e assinar nossa newsletter.

CLIQUE AQUI E ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

 

%d blogueiros gostam disto: