(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

Acordar um dia e perceber que você não tem muito dinheiro para usar neste mês certamente não é nada legal. E quando isso acontece, é por um motivo: você não tem um controle de gastos.

 

O termo “finanças pessoais” refere-se a como você administra seu dinheiro e planeja seu futuro. Todas as suas decisões e atividades financeiras afetam sua saúde financeira. 

 

Muitas vezes somos guiados por regras práticas específicas, como “não compre nada por impulso” ou “você deve sempre economizar pelo menos 10% de sua renda para sua aposentadoria futura”.

 

Embora muitos desses ditados sejam testados pelo tempo e úteis, é importante considerar o seu contexto de vida e o que podemos fazer para melhorar nossa saúde financeira e hábitos. 

 

No artigo abaixo, explicamos como fazer seu controle de gastos e como evitar ficar sem dinheiro antes do próximo pagamento. Vamos conferir?

 

O que é controle de gastos?

Finanças pessoais são o processo de planejamento e gerenciamento de atividades financeiras pessoais, como geração de renda, gastos, poupança, investimento e proteção. 

 

O processo de gestão das finanças pessoais pode ser resumido em um orçamento ou planejamento financeiro. 

 

A forma como você sabe como está gastando o que recebe é chamado de controle de gastos. E quando você não sabe onde está indo seu dinheiro, é porque algo terrivelmente errado está acontecendo. 

 

Como controlar os gastos com eficiência?

Manter o controle de gastos, embora às vezes tedioso, é a melhor maneira de saber exatamente para onde seu dinheiro está indo.

 

A maneira mais fácil de controlar suas finanças, principalmente seu dinheiro, é com um caderno e uma caneta. 

 

Mas é claro que você não precisa sair com um bloco e uma caneta onde quer que vá. Pode fazer melhor com algo que está sempre à mão: o seu celular.

 

Nós aqui adotamos um método bastante prático para nosso controle de gastos. Cada despesa que fazemos, tiramos uma foto da nota ou do cupom fiscal e enviamos em um grupo que está apenas eu (Juliana) e o Nelson.

 

Então, uma vez por semana sentamos e fazemos a contabilização dos gastos, dividindo por categorias, e então lançamos na planilha e no nosso controle do Notion.

 

Desta forma, conseguimos saber exatamente onde está indo nosso dinheiro, quais categorias exigiram mais recursos e onde é possível economizar.

 

Leia também::: 6 dicas para reduzir despesas e economizar dinheiro

Defina um orçamento para cada categoria

Algumas categorias principais que você deve incluir são moradia, seguros, alimentação (mantimentos e fora de casa), transporte, educação, roupas, lazer e entretenimento e “outros”. 

 

Usando um programa de planilha (como Excel ou Google Planilhas), ou outro programa de finanças pessoais, some as despesas que você está monitorando e, em seguida, calcule o que você gostaria de orçar para cada categoria. Ou seja, estabeleça limites de gastos para essas categorias.

 

Lembre-se de que você precisará fazer uma previsão de orçamento para alguns itens, como presentes e consertos de automóveis, que será necessário, mas não ocorrerá todos os meses. 

 

Você pode criar um orçamento para cada mês individual, com variações para despesas irregulares (por exemplo, despesa com energia elétrica será maior no verão, quando usamos mais o ar condicionado). 

 

Seu orçamento também deve conter alguns valores de investimento na formação da sua reserva de emergência. Não espere até o final do mês para ver o que resta — primeiro faça o orçamento para suas economias.

 

Monitore seus gastos

Você também deve monitorar seus gastos “invisíveis”, que são os principais vilões quando se fala em controle de gastos.

 

Por exemplo, se você tem assinaturas de Netflix, Spotify, TV a cabo e vários outros serviços de streaming, analise se realmente está os usando. Caso contrário, cancele o que não faz mais sentido para você.

 

Além disso, quando for às compras, só saia de casa com uma lista do que precisa. É fácil vagar pelos corredores e pensar que você só vai pegar o que precisa no supermercado. 

 

Mas quanto menos direcionado você for, mais espaço terá para fazer compras por impulso. Reservar um tempo para escrever uma lista ou usar um aplicativo de lista em seu telefone pode mantê-lo focado e ajudá-lo a gastar menos no geral.

 

Também considere dar a si um “tempo limite” antes de grandes compras, seja 24 horas ou uma semana. 

 

Se você está pensando em comprar algo que custe mais do que o valor X, pondere a compra para ter certeza de que você realmente entendeu o compromisso e não é apenas uma compra por impulso. 

 

Isso pode evitar que você se empolgue e compre coisas de que não precisa. E o problema é que na maioria das vezes você só vai perceber isso depois.

 

E como dica final, prefira sempre pagar em dinheiro, ou no cartão de débito caso não lide bem com o cartão de crédito. Pesquisas mostram que é mais difícil abrir mão de dinheiro do que pagar com crédito. 

 

Se você usar uma fonte de gastos finita, como um cartão de débito ou dinheiro, é mais provável que pense duas vezes sobre a compra por impulso, já que ela vem diretamente de seu estoque limitado. 

 

Leia também::: A importância do autoconhecimento financeiro

Pronto para o próximo passo?

Após controlar as despesas, o próximo passo é economizar para investir. Com uma vida financeira organizada, você poderá planejar seu futuro e realizar seus sonhos. 

 

Pense no que você mais deseja: conhecer outro país, ter uma casa na praia, adquirir um automóvel novo, fazer um curso… não importa! O importante é definir metas e colocá-las no papel para serem cumpridas. E partir para a ação agora.

 

Depois, tire o dinheiro da Poupança e escolha uma aplicação que tenha um rendimento mais interessante. Caso você não entenda muito do assunto, saiba que existem muitos artigos aqui no nosso blog que vão te ajudar, sem contar os diversos vídeos lá no nosso canal do Youtube.

 

Temos inclusive uma playlist exclusiva tratando apenas sobre investimentos que você pode conferir clicando aqui.

 

Com o tempo você adquire mais conhecimento, faz melhores investimentos e poderá chegar ao ponto de, quem sabe, viver apenas de renda passiva. Mas o primeiro passo para isso é fazer o controle de gastos hoje!

 

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre controle de gastos. E caso queira receber muita informação e dicas financeiras diretamente no seu email, assine nossa newsletter clicando no link abaixo!

 

%d blogueiros gostam disto: