(21) 96464-8597 laado@laado.com.br

Muitas vezes, devido à correria do dia a dia, as pessoas acabam se esquecendo que saúde também é dinheiro. Principalmente para os profissionais autônomos, porque se eles ficarem doentes ou se machucarem, serão obrigados a parar de trabalhar. E sem serviço, sem dinheiro. 

Além disso, recuperar a saúde perdida costuma ser uma tarefa bem mais trabalhosa e cara do que cuidar dela enquanto tudo está certo. Não somente em casos de doenças diagnosticadas, mas também para prevenir outros problemas de saúde.

A pandemia da Covid-19 que estamos enfrentando nos mostra isso com clareza. Afinal, nunca foi tão necessário ter um planejamento de saúde para garantir um auxílio durante esse período. As instituições de saúde pública estão sobrecarregadas e as privadas cobram um preço exorbitante para quem não possui plano algum.

Infelizmente, o plano de saúde é um item caro para o orçamento familiar, mas é possível adequá-lo ao seu bolso, suas necessidades e ao seu momento. Assim, ele é mais vantajoso que não ter nenhum planejamento, principalmente no momento atual em que o ideal é ter alguma segurança.

Se você é um profissional autônomo e deseja entender melhor como proteger sua saúde e seu dinheiro em tempos de crise, continue lendo o nosso post!

A seguir, mostraremos a importância do plano de saúde para o seu planejamento financeiro e como adequá-lo às suas necessidades. Confira!

Por que ter um plano de saúde é importante para o planejamento financeiro saudável?

Ter um plano de saúde é essencial para que você disponha de um planejamento financeiro saudável, pois suas economias não sofrerão com uma emergência. Ao pagar um plano mensalmente, você gasta o mesmo valor sempre e possui atendimento médico caso ocorra algum imprevisto.

Mas, e sem plano?

Sem essa proteção, suas economias podem ser bastante prejudicadas, caso você ou um familiar tenha problemas de saúde. Mesmo que você tenha patrimônios e economias esse valor pode não ser suficiente para pagar uma UTI ou uma internação, por exemplo.

Além disso, utilizar esses bens para pagar custos relacionados à saúde talvez não estivessem em seus planos. E mesmo para aqueles que tenham dinheiro guardado, a situação é a mesma, porque provavelmente ele seria destinado à realização de outros objetivos.

Na maioria dos casos, o problema é que você gasta muito mais em situações emergenciais do que se estivesse pagando mensalmente um plano de saúde. Ou seja, você gasta uma quantia de dinheiro grande de uma vez só enquanto poderia ter economizado pagando uma mensalidade acessível para o seu orçamento.

Os impactos de imprevistos em um orçamento

Como foi dito, imprevistos relacionados à saúde acontecem e podem prejudicar bastante o orçamento da família. Em primeiro lugar porque são diversos gastos durante o tratamento, como consultas, internações e exames e em segundo lugar, por causa do tratamento pós hospital, como a alimentação e remédios.

Ademais, dependendo do acontecido, talvez você, como autônomo, tenha que ficar sem trabalhar por um longo período e, consequentemente, sem renda. Ou seja, você vai gastar mais ganhando menos.

Nessa situação, dificilmente você conseguirá se concentrar em sua recuperação e ela pode demorar mais que o esperado. Por isso, é fundamental se precaver para momentos como esse.

É importante lembrar que se preparar não se resume apenas em contratar um bom plano de saúde. Você também precisa adotar um estilo de vida saudável, se protegendo e se fortalecendo, assim poderá trabalhar e criar uma reserva de emergência. 

Leia também: O que o Vietnã e o Covid-19 têm a nos ensinar sobre vida e planejamento financeiro

Como adequar o plano de saúde às suas necessidades e ao seu bolso?

1. Rever os benefícios do plano

Essa é uma prática essencial para quem deseja adequar o plano de saúde às suas necessidades e a um determinado orçamento. Você pode rever a rede de hospitais que o plano abrange e escolher um que tenha um perfil mais simples com quartos coletivos, por exemplo.

2. Escolher planos com coparticipação

Em um plano com coparticipação, você paga uma mensalidade e um percentual de cada atendimento usado. As taxas são cobradas por determinados serviços, como consultas, internações, exames simples e especializados.

Essa modalidade de plano de saúde vale a pena, pois a mensalidade é menor e o percentual pago em cada atendimento tem um valor máximo fixado, significativamente menor que o custo particular do serviço. Sendo assim, esse plano pode caber melhor no bolso de muitos profissionais.

3. Trocar o plano individual pelo empresarial

Essa é uma ótima opção para os profissionais autônomos que possuem CNPJ, porque planos empresariais costumam ser mais acessíveis que os individuais. É possível fazer um plano empresarial a partir de duas pessoas.

Então, você e mais um membro da sua família já podem fazer o plano e pagar menos para proteger a sua saúde e o seu dinheiro.

Por que ter uma consultoria de proteção financeira é bom para sua saúde e seu dinheiro?

Como você pode perceber existem várias formas de adequar um plano de saúde às suas necessidades. Analisar todas as possibilidades sem ter um profundo conhecimento sobre o assunto pode ser uma tarefa exaustiva, e além do mais, complicada.

Quando você quer fazer uma grande reforma na sua casa ou resolver problemas legais, o que você faz? Chama um profissional especializado no assunto, como um arquiteto ou um advogado.

É por essa razão que ter uma consultoria especializada torna-se essencial na hora de escolher o plano de saúde mais adequado para você. Essa assessoria analisará seu cenário atual e lhe ajudará a encontrar a melhor opção disponível no mercado. Sendo assim, a consultoria auxilia na economia de tempo e dinheiro.

Esse serviço é online e individualizado, ou seja, ele é focado na proteção da sua saúde e de seu dinheiro. Além de lhe ajudar a encontrar o melhor plano, a consultoria também acompanha você periodicamente para conferir se o plano e o valor dele ainda estão de acordo com suas necessidades e seu orçamento.

O indicado é rever o seu plano a cada dois anos, porque sempre surgem novos pacotes e preços, e talvez o que você contratou já não seja o mais adequado para o seu perfil.

Agora que já sabe como proteger sua saúde e seu dinheiro em tempos de crise, que tal contratar uma consultoria 100% online e encontrar o melhor plano disponível para você?

Consultoria on-line para proteger sua saúde e da sua família e economizar no plano de saúde

Nelson Paiva e Juliana Frota
%d blogueiros gostam disto: