“Conhece a ti mesmo” é uma frase com raízes na Grécia antiga. E ela, mesmo milhares de anos depois, segue atual quando se fala em autoconhecimento financeiro.
Afinal, ela nos ajuda a entender por que tomamos as decisões que tomamos, como reagimos a situações no mercado e como podemos moderar os elementos irracionais das decisões de investimento.
O autoconhecimento é importante por um motivo central: porque nos oferece um caminho para maior felicidade e realização.
A falta de autoconhecimento financeiro deixa você aberto a acidentes, escolhas erradas e ambições equivocadas.
Armados com o tipo certo de autoconhecimento, temos uma chance maior de evitar erros em nossas relações com os outros e na formulação de nossas escolhas de vida e de investimento.
No artigo abaixo explicamos o que é, de fato, o autoconhecimento financeiro, e qual sua importância para nossa vida.
O que é autoconhecimento financeiro?
O autoconhecimento financeiro é um tipo específico de conhecimento sobre finanças pessoais, que é distinto da educação financeira.
Diz respeito ao quão bem a pessoa conhece sua situação financeira e tem compreensão dos princípios econômicos básicos e conceitos financeiros, como o funcionamento das taxas de juros, os efeitos da inflação na poupança, as diferenças entre ações individuais, títulos e mútuos fundos e assim por diante.
Nesse sentido, quanto mais autoconsciente financeiramente você for, maior a probabilidade de economizar e investir, e não gastar mais do que ganha.
O simples fato de saber sobre sua situação financeira o torna mais responsável financeiramente. Parece óbvio, porque é!
Leia também::: Educação financeira: o primeiro passo para a liberdade
O planejamento para o futuro
Muitas pessoas querem economizar para o futuro, mas não o fazem. O principal fator para essa falta de motivação é porque não imaginaram esse futuro.
Essa caracterização se aprofunda na noção de autoconsciência financeira. Afinal, quando estamos geralmente autoconscientes, não temos apenas conhecimento, mas também uma compreensão de nossa personalidade, emoções e comportamentos.
Pessoas autoconscientes usam esse conhecimento e compreensão para promover relacionamentos e interações mais saudáveis e produtivas.
Com foco nas finanças, segue-se que não basta conhecer a sua situação financeira, é preciso ter e manter o controle sobre ela.
Como criar o autoconhecimento financeiro?
Criar o autoconhecimento financeiro é um processo, que permite termos consciência exata do quanto ganhamos, quanto gastamos, quais nossos objetivos futuros, entre outros fatores.
Para criar seu autoconhecimento financeiro, você pode seguir as seguintes etapas:
Não viva só o momento
Embora muitos psicólogos, coachings e outros vendedores do pensamento positivo insistam que devemos viver o momento, isso nem sempre precisa ser levado ao pé da letra. Embora isso possa produzir resultados positivos, pode levar a decisões impulsivas, como por exemplo gastar todo o seu dinheiro do mês em apenas uma noite.
Seja obcecado por seu orçamento
Monitore constantemente seu dinheiro, quando você tem naquele momento e siga um planejamento de gastos. E leve isso sempre bastante a sério.
Abra sua mente
Outro passo em sua jornada para o autoconhecimento financeiro é ver as coisas sob uma nova luz. Para isso, use um aplicativo para gerenciar seus gastos. Com ele você verá realmente como são seus comportamentos financeiros. E isso pode contar uma história diferente sobre sua relação com o dinheiro daquela que você conta a si mesmo.
Leia também::: Disciplina financeira: a chave para uma vida mais livre
Planeje seu futuro
Portanto, ao criar um autoconhecimento financeiro, você passa a se relacionar de forma diferente com o dinheiro. Cada decisão que envolva gastá-lo será feita pensando nas consequências desse ato.
Mas isso não quer dizer que você precise se tornar um “pão-duro”. Ao contrário, quer dizer que você sabe o valor do seu dinheiro, o que precisou fazer para conquistá-lo, e como pretende de fato aplicá-lo — agora ou no futuro.
Ou seja, com conhecimento financeiro você passa a tomar decisões melhores, sempre olhando para frente. E se deseja aprofundar um pouco mais seu conhecimento, confira também o vídeo que preparamos para nosso canal sobre Como investir do jeito certo em cada fase da vida. É só dar o play abaixo!