Quem não gostaria de ver o dinheiro sobrar no final do mês? Para isso, o principal é reduzir despesas e economizar dinheiro!
Para conseguir isso, só há dois caminhos: o primeiro é ganhar mais, sem aumentar as despesas. O segundo é manter os ganhos atuais, mas reduzindo as despesas.
Mas é claro que a primeira hipótese nem sempre é tão fácil, já que conseguir um trabalho extra, ou mesmo trocar de emprego por um com um salário melhor, não é tão simples.
Então a melhor solução é procurar reduzir as despesas, num processo de planejamento financeiro. O primeiro passo é saber exatamente como é gasto seu dinheiro, incluindo aí as despesas fantasmas — que são aquelas que fazem seu dinheiro sumir, sem perceber onde foi gasto.
Para saber como fazer esse trabalho, preparamos um artigo com 6 dicas para conseguir reduzir despesas e economizar dinheiro. Confira!
1. Comece a monitorar seus hábitos de consumo
O primeiro passo para cortar gastos é descobrir para onde está indo o dinheiro. Acompanhar os gastos durante 30 ou 60 dias provavelmente será uma revelação.
Você pode se surpreender com o quanto gastou em certos itens, mas isso lhe dá uma boa chance de ver exatamente onde os ajustes serão necessários no futuro.
A maneira antiga de anotar em uma caderneta todos seus gastos talvez o faça logo desistir. Por isso, opte por um aplicativo ou mesmo crie um grupo no WhatsApp com seus familiares, onde serão enviadas todas as despesas. Ao final do mês, sentem e contabilizem os valores.
Além disso, analise tudo em que você gastou dinheiro e determine o que você realmente precisava e o que eram “desejos” sem propósito.
Leia também::: Educação financeira: o primeiro passo para a liberdade
2. Reavalie suas assinaturas
A maioria das pessoas tem assinaturas mensais de TV ou serviços de streaming, internet, telefones celulares, programas de exercícios etc.
Depois de configurar um, você provavelmente não pensa muito nisso, mas o dinheiro sai de sua conta todos os meses. Agora é a hora de dar uma olhada mais de perto. Pergunte a si mesmo:
- Quanto eu uso isso?
- Eu realmente preciso disso?
- Posso viver sem isso?
Avalie também não apenas o valor pago por mês, mas multiplique por 12 e veja qual é seu gasto anual com algo que talvez nem use. Você vai se assustar e provavelmente cancelar a assinatura.
3. Coma em casa
Preparar e comer as refeições em casa pode economizar muito dinheiro, além de poder ser também mais saudável.
O planejamento de refeições semanais pode tornar isso mais fácil. Descubra o que você vai comer durante a semana, planeje e siga em frente.
A internet oferece uma variedade infinita de dicas de culinária e receitas, mesmo para pessoas que não se consideram cozinheiras.
Mas se você não tem tempo para preparar as refeições durante a semana, faça algo no fim de semana, divida em porções e as congele, proporcionando refeições rápidas para dias agitados no futuro.
Leia também::: 4 tipos de riscos financeiros e como evitá-los
4. Use apenas dinheiro
Se você realmente quer cortar despesas drasticamente, comprometa-se a gastar apenas em dinheiro — se não para sempre, pelo menos por enquanto até criar um hábito de economia.
Fazer isso força você a contabilizar cada real que usa. Estudos também indicam que as pessoas tendem a ser mais econômicas quando usam dinheiro do que quando usam cartões de crédito.
Usar dinheiro significa que você não pode viver acima de sua renda.
Ou seja, para simplificar isso, suas contas regulares e essenciais — aluguel, seguro, energia, água, telefone, entre outras despesas fixas — coloque no pagamento automático. O restante de seus gastos é limitado ao dinheiro que sobrou.
5. Faça uma lista de compras
Uma das melhores maneiras de economizar dinheiro ao fazer compras é fazer uma lista antes de sair de casa e, em seguida, segui-la. Saiba o que é necessário e não se deixe enganar por compras por impulso.
Mas quando se trata de economizar dinheiro em mantimentos, você pode reduzir seus gastos semanais baseando suas refeições nas promoções que há no mercado. Compre o que está à venda e planeje a semana em torno desses alimentos.
6. Espere um dia antes de fazer uma compra
As compras por impulso estão entre as piores vilãs quando se fala em gastar dinheiro. Quando se trata de fazer uma compra — especialmente uma grande compra — seja paciente antes de correr para o caixa.
Dê a si um tempo para avaliar se realmente precisa daquele item, se o preço realmente é interessante.
Mas se você estiver comprando online, poderá obter um desconto se adicionar o item ao carrinho e fechar a guia. Como tática, as empresas vão enviar um email para você oferecendo um desconto para fechar a compra.
Por fim, se você não precisa, simplesmente não compre! Essa é uma das melhores maneiras de evitar o remorso do comprador.
Assista também::: Como fazer o salário durar o mês todo?
Reduza suas despesas e ganhe dinheiro
Embora seja fácil eliminar algumas despesas imediatamente, muitas dessas dicas economizarão apenas alguns centavos de cada vez.
Portanto, lembre-se de que pode levar algum tempo até que você comece a ver grandes economias. Seja paciente e tenha em mente o seu sucesso financeiro.
Assim que você começar a economizar dinheiro, você pode ter mais valores para criar sua reserva financeira, que pode ser aplicada em algum investimento, permitindo que você ainda tenha retorno de juros sobre os valores.
Com o tempo, verá que valeu a pena reduzir despesas e economizar dinheiro. Principalmente quando isso se tornar um hábito na sua vida! E para mais dicas e muita informação sobre finanças, siga também nosso canal no Youtube!