A busca por retorno financeiro rápido vem fazendo muita gente investir seu dinheiro em aplicações mais arriscadas.
O problema é que a falta de conhecimento, aliada às altas expectativas no curto prazo, vem fazendo as pessoas cometem loucuras e amargar prejuízos.
E quando se fala em investimento, há um tripé formado por segurança, rentabilidade e liquidez.
Não tem como ter os três ao mesmo tempo. Se você quer segurança e rentabilidade, não tem como ter alta liquidez.
Se quer rentabilidade e alta liquidez, a segurança será comprometida. E se deseja segurança e alta Liquidez, é provável que o investimento tenha baixa rentabilidade.
E muitos ignoram esses fatores e cometem erros que os levam a ter prejuízos. Por isso, preparamos o artigo abaixo onde apresentamos os 5 erros que todo investidor deve evitar. Vamos conferir?
1. Falta de metas de investimento
Este é o erro mais comum que torna seu investimento mal sucedido. Você deve articular suas necessidades e requisitos e, assim, buscar os melhores investimentos para atingir esses objetivos com sucesso.
Suas metas de investimento podem estar relacionadas à educação de seus filhos, plano de casamento, compra da casa própria, viagem ao exterior, aposentadoria e assim por diante.
Depois de definir sua meta financeira, você pode visualizar o quanto precisa para cumprir essas metas. Assim, você pode criar uma estratégia de investimento ideal com base em seu apetite de risco, tempo e taxa de retorno.
Por exemplo, as ações oscilam muito no curto prazo, mas tendem a ultrapassar a renda fixa em investimentos por períodos mais longos.
2. Seguir a mentalidade do rebanho
É o maior erro que os investidores cometem, sejam eles novatos ou experientes. Uma alta no mercado de ações inspira confiança e mais pessoas entram no mercado ao ver os ganhos que os outros estão obtendo.
O resultado final é que as pessoas acabam investindo em um momento de pico do mercado. É difícil ignorar o ruído. Por isso, o ideal é ter sua própria estratégia de longo prazo, baseada no seu perfil de investidor e nos seus objetivos de investimentos.
Qualquer que seja o investimento, suas decisões futuras não podem ser baseadas no rendimento do passado.
Mais importante do que acertar precisamente na escolha dos investimentos, é ter uma estratégia de alocação do dinheiro dentro dos diferentes tipos de investimentos.
Ou seja, saber qual percentual do seus investimentos deve ser mantido nos diferentes papéis de renda fixa e de renda variável. E rebalancear isso de tempos em tempos para se manter dentro da sua estratégia.
Leia também::: O que estudar para aprender a investir?
3. Não ter uma reserva de emergência
Sempre tenha uma reserva de emergência adequada para lidar com incidentes imprevistos. Essa reserva irá te ajudar a superar emergências financeiras e apoiar você no gerenciamento de despesas inevitáveis.
Afinal, você pode ficar sem renda, pode ter um problema maior em casa, precisar algum reparo imprevisto no carro, entre outros. E essa reserva deve, pelo menos, garantir sua renda de seis a doze meses.
Se você não tiver essa reserva de emergência, precisará utilizar ou resgatar suas aplicações de investimento de longo prazo. Ou tomar empréstimos com juros mais elevados para cumprir suas obrigações.
Assim, antes de fazer qualquer investimento, reserve uma certa quantia para atender a essas emergências.
4. Falta de paciência
Para que seu investimento seja bem-sucedido, você precisa de 99% de paciência e 1% de ação de investir.
Mas a maioria dos investidores é impaciente e costumava mexer em suas carteiras de investimentos a todo tempo.
Portanto, em vez de se concentrar em planos de curto prazo, você deve considerar planos de crescimento de longo prazo para um investimento de sucesso porque o mercado irá flutuar a cada dia que passa.
Ou seja, você deve estar focado o suficiente e tomar decisões de investimento adequadas para desenvolver o aumento das suas aplicações ao longo dos anos.
5. Falha em diversificar
Se você não souber como diversificar seu portfólio, colocará em risco seu investimento.
A diversificação é essencial para manter o equilíbrio em seus ativos de risco com opções mais seguras e estáveis. Assim, você pode dividir seu valor de várias maneiras, alinhadas com o seu perfil de apetite de risco.
Mas não invista tudo em um único ativo, pois isso aumentará o seu risco. Mesmo se você for um investidor agressivo, não invista todo o seu dinheiro em um único balde.
Ao incluir investimentos de curto e longo prazo, construa seu portfólio coerente com seu perfil. Para adequar sua exposição ao risco de maneira coerente, adquira investimentos de alto e baixo risco.
Assista também::: 3 bons motivos para investir em ações para o longo prazo
Evite estes erros
Evitar esses cinco erros exige autoconhecimento e estudo. Mesmo os investidores mais experientes acham difícil evitar todas as armadilhas de investimento.
Muitos investidores simplesmente não têm tempo para processar a vasta quantidade de informações disponíveis hoje e aplicá-las às suas necessidades de investimento individuais, às vezes complexas.
Por isso, o ideal é investir sempre em conhecimento para melhorar seus investimentos com o tempo. Além de se preparar previamente para emergências, evitando ter que fazer resgates antecipados que podem fazer você perder dinheiro.
Esperamos que o artigo com os erros que todo investidor deve evitar lhe seja útil e, para saber mais sobre investimentos de maneira fácil e prática, siga nosso canal no Youtube!